Resumo: Analisar em que medida o ENEM democratiza o acesso ao ensino superior foi o objetivo desta pesquisa. O acesso ao ensino superior vem passando por uma expansão no Brasil. O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) tem se consolidado como forma de seleção a este nível de ensino. Esta pesquisa foi realizada no Brasil e na França, já que naquele país a democratização, tanto da educação básica como do ensino superior, encontra-se concretizada há mais tempo.
Utilizou-se de elementos de estudo comparativo, bem como dados e leituras relativas ao tema, concluiu-se que não é o ENEM que tem um papel democratizador, mas as políticas a ele ligadas. Na medida em que foram sendo criadas políticas de acesso, financiamento e permanência vinculadas ao exame, aumentou o número de inscritos.
Constatou-se também, ao mapear o perfil dos alunos do ensino superior, utilizando tanto os dados do questionário socioeconômico do ENADE como os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que de fato existe no país uma maior democratização do ensino superior no Brasil, mas, a exemplo do que ocorreu na França, é uma democratização segregativa. Todavia, no país esta democratização se dá principalmente em universidades particulares e em cursos de menor prestígio social.
A escolaridade cresceu nos dois países e, mesmo com diferenças impossíveis de comparar entre os dois países, o que existe é um deslocamento de lugar das desigualdades. Utilizou-se para as análises as categorias mérito, segregação acadêmica e hierarquização dos cursos superiores.
Autoria: Dra. Cristina Cardoso, em ocasião de sua tese de Doutorado na Universidade Federal do Paraná.
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